Portefólio

Casa AF

Imagem fachada principal

Percebemos de imediato que um verdadeiro desafio se avizinhava no momento em que visitamos este local. Tratava-se de um edifício inserido numa das mais belas paisagens do nosso país a necessitar uma clara intervenção. Falamos, portanto, de uma grande responsabilidade em mãos para o nosso atelier.

A primeira abordagem, antes do primeiro desenho foi diminuir o volume excessivo do edifício existente. Tratava-se de um edifício que devido à sua altura e dimensão trazia um impacto negativo na envolvente. Permitir que a nova intervenção tivesse espaço á sua volta para respirar e para “ela” acontecer, era fundamental para resolver o programa pretendido.

Segue-se um caminho de devolver ao edifício a traça tradicional que com o tempo perdeu. Recorremos a materiais naturais e muito característicos da nossa região, como a madeira, a pedra de granito e a telha.

O esquema de organização interior estava muito condicionado devido ao tamanho da parcela, e ao forte declive. Resolveu-se o programa em dois pisos privilegiando sempre as aberturas para a paisagem.