Portefólio
Casa CM
A conversa com o requerente, e a definição do programa, foi o ponto de partida para a conceção do projeto. Ditava que a habitação seria de um só piso, evitando-se ao máximo desperdícios de áreas em espaços de circulação. Sob o ponto de vista estético, deveria ter uma figura tradicional, com recurso a materiais da região. A parcela permitia que a habitação se desenvolvesse num só nível, voltada para a paisagem e orientando-a sobretudo a nascente.
As fortes preocupações de integração com a envolvente rural, conduziram-nos a utilização de madeiras, pedra da região e cerâmica. Na aplicação das ideias de projeto, surgiu a criação de dois volumes, um privado e outro volume mais social voltado para a paisagem, havendo sempre a preocupação da existência de uma íntima relação entre interior e exterior.
A configuração da planta da habitação, permite privar a área dos dormitórios, sem por isso perder a sua relação com a paisagem. Nesta medida, o corredor de acesso aos dormitórios e demais áreas de menor permanência humana, encontram-se desenhadas nas zonas de menor interesse paisagístico. Áreas sociais, portanto, as áreas de maior permanência da habitação encontram-se abertas para a paisagem, com janelas generosas. De um modo geral, a implantação da casa, permitiu-nos aberturas a sul e nascente e encerramentos a norte e ponte.